Pular para o conteúdo principal

Série "Medusas'' - Gabi Assunção

"Gabrieli Gonçalves Assunção Andrade (Gabi). Natural de Atibaia, interior de São Paulo, 25 anos. Formanda do curso de bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)."

"Parafraseando a artista Vita da Silva "travestis não são geradas em nove meses" e respondendo a a obra "Se a arte fosse travesti"  da também artista, Rosa Luz, a arte de ser travesti é uma síntese da minha construção enquanto uma artista travesti, preta, e pobre, refletida nas minhas produções artísticas dos  últimos 6 anos. Sendo uma travesti atravessada  por varias opressões só me resta transforma  minhas narrativas e vivências  em arte, afim de de problematiza, a sociedade, racista, machista, LGBTfóbica, misógina e classicista."

Série: Medusas

























Gabi
@artistagabi












Postagens mais visitadas deste blog

  Grãos da vida Na choupana havia dois cômodos: um deles era um minúsculo quarto onde a velha cama estava coberta com o surrado cobertor colorido e, na única janela feita com tábuas rústicas, uma tramela fazia a segurança por trás da cortina transparente pelo excesso de uso.  Apoiada em uma prateleira que ficava em frente à cama a pequena imagem da Santa Negra vigiava o ambiente e, uma luz amarela escolheu um dos tantos buracos na velha parede de madeira, para invadir o cômodo, clareando sua intimidade. No outro cômodo, a cozinha, pendurado num canto, um pequeno caixote guardava as poucas panelas que assistiam ao movimento da anciã: uma caçarola de ferro, uma panela de barro com a tampa trincada e uma pequena tigela em madeira escurecida. A chaleira de ferro fumegava sobre o rústico fogão à lenha enquanto o cheiro do café exalava no silêncio do ambiente que só era quebrado pelo canto do galo garnisé anunciando o nascer do dia enquanto ela, sem pressa, escolhia os feijões.  Suas mãos er
           Cozinha: cenário onde um sonho tornou-se realidade Aperto o passo, ando rápido para não me atrasar, principalmente hoje, que é um dia muito especial para mim. O coração acelerado, uma mistura de ansiedade e insegurança rondam meus pensamentos mas vou em frente, não cheguei até aqui para desistir. - Bom dia, dona Elenice! - Bom dia, Jane! - O que aconteceu? Por que chegasse tão cedo? - Hoje eu tenho aquele compromisso online, pela manhã. - Lembra que lhe perguntei ontem, se não teria problema eu parar o serviço para atender o meu compromisso? - É verdade, tinha até me esquecido. Tranquilo, sem problema. - Não se preocupe dona Elenice, pois vou deixar o almoço pronto e o restante dos afazeres adiantados. Começo mais um dia de trabalho. Com a agilidade costumeira, capricho e atenção de sempre, realizo minhas tarefas rapidamente. Serviço adiantado e almoço pronto. O cheiro da carne assada com batatas, receita ensinada pela minha mãe, espalhav

Ergue a voz, Preta!

Meu corpo feminino, negro político É uma tese de força, sem entrelinhas. Sem escolhas não posso me calar para a ação. Não carrego amarras, dor ou lamentação. Apenas um corpo feminino negro nas águas de um oceano, tentando viver. Não exijo atenção, espelhos ou aplausos. Não quero silêncio. Porque a palavra que ergo sempre gritará. A minha palavra comunica, e ainda denuncia uma memória branca e colonial. A minha palavra me ergue, politiza e alivia as tragédias De uma experiência de domínio, negação e de ser. O meu corpo feminino negro, diariamente, sangra. Para alguns um corpo inerte, sem vida e pronto para morrer. Para outros um corpo aprisionado, sem direitos, sem liberdade e sem chances de dizer. Para corpos negros a oralidade nos disse e muito ensinou. Com palavras eu apenas Reafirmo, o poder da minha ancestralidade. Reafirmo, o poder de minha crítica que movimenta a vida. Eu falo do axé que afronta os temidos Do meu corpo feminino, negro político pulsante e a