Pular para o conteúdo principal

Pretobrancopretobrancopretobrancobrancopretopretobranco...

Assim estavam naturalmente pintados os fios de cabelo na sua cabeça sexagenária enquanto preparava o café naquela tarde fria. A pequena mesa oval estava coberta por uma toalha branca e sobre ela as duas xícaras colorex, em tom pálido, aguardavam pelo líquido quente e perfumado.

 Para acompanhar o café, alguns sonhos fritavam no óleo bem quente e viravam-se sozinhos para dourarem por igual. No prato ao lado, uma boa porção de açúcar, canela em pó e chocolate aguardava para entrar em ação e envolver os sonhos cada um no seu tempo, talvez imaginando seus momentos: o café, os sonhos e a mistura açucarada.

Conversávamos a respeito de muitas coisas e, também, sobre os nossos sonhos e lembro, ainda, que os seus joelhos eram negros num tom muito diferente da pele do seu corpo: marcas de uma vida toda subjugada, desde menina, trabalhando como doméstica e ajoelhada limpando o chão de muitas casas por onde passou. Costumava comprar produtos manipulados nas farmácias com o intuito de melhorar a “cor dos joelhos” que, aos poucos, iam clareando e fazendo-a esquecer-se do complexo de usar saias curtas.

Quando os pequenos sonhos finalmente aprontaram e foram envolvidos na mistura açucarada então, o café foi servido e nos sentamos ao redor da pequena mesa para continuar a nossa conversa. Nesses momentos muitas recordações afloram e se manifestam em palavras lentas e quase silenciosas. Entre um sonho e uma xícara de café apareceram as confissões e os segredos.

- O meu sonho era aprender a tocar piano! Ela me disse, calmamente enquanto bebericava o café. E completou:

- Trabalhei numa casa onde havia um piano na sala e eu ficava namorando de longe. Mas quando a gente é pobre tem que trabalhar e, imagina uma negra tocando piano?

Fiquei com a minha xícara de café suspensa no ar, emudeci e fiquei olhando os cabelos dela ... grisalhos... pretobrancopretobrancopretobrancobrancopretopretobranco... iguais ao teclado de um piano.


Sandra Ribeiro

Postagens mais visitadas deste blog

  Grãos da vida Na choupana havia dois cômodos: um deles era um minúsculo quarto onde a velha cama estava coberta com o surrado cobertor colorido e, na única janela feita com tábuas rústicas, uma tramela fazia a segurança por trás da cortina transparente pelo excesso de uso.  Apoiada em uma prateleira que ficava em frente à cama a pequena imagem da Santa Negra vigiava o ambiente e, uma luz amarela escolheu um dos tantos buracos na velha parede de madeira, para invadir o cômodo, clareando sua intimidade. No outro cômodo, a cozinha, pendurado num canto, um pequeno caixote guardava as poucas panelas que assistiam ao movimento da anciã: uma caçarola de ferro, uma panela de barro com a tampa trincada e uma pequena tigela em madeira escurecida. A chaleira de ferro fumegava sobre o rústico fogão à lenha enquanto o cheiro do café exalava no silêncio do ambiente que só era quebrado pelo canto do galo garnisé anunciando o nascer do dia enquanto ela, sem pressa, escolhia os feijões.  Suas mãos er
           Cozinha: cenário onde um sonho tornou-se realidade Aperto o passo, ando rápido para não me atrasar, principalmente hoje, que é um dia muito especial para mim. O coração acelerado, uma mistura de ansiedade e insegurança rondam meus pensamentos mas vou em frente, não cheguei até aqui para desistir. - Bom dia, dona Elenice! - Bom dia, Jane! - O que aconteceu? Por que chegasse tão cedo? - Hoje eu tenho aquele compromisso online, pela manhã. - Lembra que lhe perguntei ontem, se não teria problema eu parar o serviço para atender o meu compromisso? - É verdade, tinha até me esquecido. Tranquilo, sem problema. - Não se preocupe dona Elenice, pois vou deixar o almoço pronto e o restante dos afazeres adiantados. Começo mais um dia de trabalho. Com a agilidade costumeira, capricho e atenção de sempre, realizo minhas tarefas rapidamente. Serviço adiantado e almoço pronto. O cheiro da carne assada com batatas, receita ensinada pela minha mãe, espalhav

Ergue a voz, Preta!

Meu corpo feminino, negro político É uma tese de força, sem entrelinhas. Sem escolhas não posso me calar para a ação. Não carrego amarras, dor ou lamentação. Apenas um corpo feminino negro nas águas de um oceano, tentando viver. Não exijo atenção, espelhos ou aplausos. Não quero silêncio. Porque a palavra que ergo sempre gritará. A minha palavra comunica, e ainda denuncia uma memória branca e colonial. A minha palavra me ergue, politiza e alivia as tragédias De uma experiência de domínio, negação e de ser. O meu corpo feminino negro, diariamente, sangra. Para alguns um corpo inerte, sem vida e pronto para morrer. Para outros um corpo aprisionado, sem direitos, sem liberdade e sem chances de dizer. Para corpos negros a oralidade nos disse e muito ensinou. Com palavras eu apenas Reafirmo, o poder da minha ancestralidade. Reafirmo, o poder de minha crítica que movimenta a vida. Eu falo do axé que afronta os temidos Do meu corpo feminino, negro político pulsante e a